Seguir por Email

Você é o visitante:

Obrigado pela visita
Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon Como Esperar em Deus?


Tema: Esperança

Título: Como esperar em Deus.


Pré-Introdução:

Como anda a sua esperança? Você é daqueles que ainda espera a ação de Deus na sua vida ou já nem se importa mais: “deixa como está pra ver como é que fica”. Uma das maiores características da juventude é o sonho. Ou seja: a esperança que ele nutre de ver realizado os seus desejos, como: namoro, profissão, estudos, finanças, carros, casas, etc... Contudo, a vida nem sempre corresponde às nossas expectativas, e, muitas vezes os nossos sonhos são frustrados pelo caminho. Para a realização dos sonhos, muitas etapas têm que ser vencidas: os problemas familiares, os complexos, as enfermidades, os preconceitos, o dinheiro... não é tão fácil de se realizar um sonho como se parece. Mas como fazer para que não desanimemos? O que fazer para que não deixemos de sonhar? O que fazer para não sermos sufocados pela vida? O que fazer para não perdermos a esperança?


Texto Bíblico de: Salmos 33:20-22

20- Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo. 21- Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no Seu Santo Nome. 22- Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de Ti esperamos.


Introdução:

Quem gosta de esperar? Quem está a fim de aguardar uma vida inteira para ver seus sonhos realizados? Acontece que precisamos esperar pelas coisas, e, esperar muito. Mas como esperar? Como ter paciência para isso? Hoje veremos o que a Palavra de Deus nos tem a ensinar sobre como esperar no Senhor:


1o) Entregando a alma nas mãos do Senhor: (V.20)

Um outro Salmo diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e, o mais, Ele fará.” (Sl.37:5)

Entregar a alma nas mãos de Deus é o mesmo que entregar tudo o que temos e somos nas mãos do Senhor. É entregar os nossos sonhos, planos, o nosso namoro, nossos estudos, enfim tudo o que esperamos nas mãos do Senhor. Você já fez isso? Você já se entregou por completo nas mãos de Deus? O salmista diz que a sua alma está esperando no Senhor, que é o seu auxílio e escudo, ou seja: Deus ajuda nas dificuldades e defende nas adversidades! O primeiro passo para que consigamos esperar no Senhor é entregarmos a nossa alma nas suas mãos.


2o) Alegrando-se durante a espera: (V.21a)

Tem muita gente que, quando se entrega nas mãos de Deus, faz isso como se estivesse indo para um campo de concentração alemão. Parece que Deus é um tirano sovina que está pronto para dar uns corretivos quando erramos. Este pensamento está totalmente equivocado! Quando estamos nas mãos do Senhor devemos estar totalmente tomados da “Alegria do Senhor” no coração, afinal é nas mãos de Deus que estamos. Ser cristão é fazer parte do povo mais feliz da terra. É saber que estamos caminhando a passos largos para o céu. Você está caminhando para o céu? Se, está, por que tristeza? A alegria do Senhor é a música da nossa alma.


3o) Confiando na ação de Deus: (V.21b)

Imagine que você dá alguma coisa para alguém cuidar e fica o tempo todo em cima dessa pessoa cuidando, tanto do que você confiou a ela, quanto da responsabilidade dessa pessoa!?!? É como se você confiasse desconfiando. Muitas e muitas vezes agimos assim com Deus. Falamos que Lhe entregamos nossas vidas, mas na verdade continuamos cheios dos nossos cuidados terreais. Para que sejamos “alegres na esperança” precisamos confiar piamente na ação de Deus. Sem confiança não há alegria. É como um casamento: se não houver confiança entre os dois, nunca haverá alegria plena na vida do casal. O salmo que lemos diz que: “Confiamos no Santo Nome do Senhor” (V.21b); agora, será que temos confiado realmente no Senhor? Ou será que ainda não cremos que Deus tem o melhor para nós? A verdadeira confiança no Senhor nos traz segurança e fortalece a nossa esperança, pois estamos esperando no Criador do céu e da terra, no dono das nossas vidas.


4o) Aguardando pela misericórdia Divina: (V.22)

Geralmente temos a sensação que o relógio de Deus não é afinado com o nosso. Os dois não marcam o mesmo tempo, e esperar, se torna uma tarefa muito difícil. Vivemos na geração do “aqui e agora”. Queremos queimar o maior número de fases possíveis para chegarmos no objetivo final. É como se a gente sempre quisesse o elevador em vez da escada da vida. O salmista diz: Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de Ti esperamos.” (V.22) Você sabe o que significa misericórdia? É Deus colocando o seu coração na nossa miséria, ou seja, é Deus nos amando e nos respondendo sempre da melhor forma. Aguardar pela misericórdia do Senhor é saber que Deus, no melhor tempo, dará a melhor resposta, ou atenderá da melhor forma os nossos pedidos. Muitas vezes é diferente do que pedimos, mas sempre é melhor do que pedimos. A espera é uma escola que nos ensina a refletir e a crescer. Se não tivéssemos que esperar para nada, a vida seria muito chata e perderia muito do seu sentido. Esta última etapa, este último passo para manter a nossa esperança é também um passo de fé, pois se esperamos, é porque cremos que receberemos. Aguardar a misericórdia do Senhor é declarar que Deus tem o melhor para nós e que nós esperaremos por este melhor quanto tempo for necessário.


Conclusão:

Amado, eu não sei como anda o seu coração. Não sei se as situações da vida já fizeram você perder a esperança. Não sei se a tua casa, os teus pais, a tua grana, enfim as coisas que te cercam já não são motivos para te animar a esperar em Deus. Porém, eu tenho certeza de que Deus ainda tem o melhor guardado pra você. O primeiro milagre de Jesus narrado na Bíblia nos mostra que Ele sempre tem o melhor reservado para o nosso fim. O apóstolo Paulo afirma que: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1Co.2:9) Você precisa se entregar, se alegrar, confiar e esperar no Senhor; é só Ele que pode transformar a sua tristeza em uma esperança alegre e confiante. Que você possa abrir o seu coração por estes dias e permitir que Deus faça morada e aja em você, assim você será verdadeiramente “Alegre na Esperança”.

Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.

Rev. Alessandro Capelari.


27 comentários:

Anônimo disse...

Palavra muito boa, pois todos nós precisamos confiar em Deus, mas confesso esperar não é tão facíl quanto parece.

Thamiris Vasconcelos disse...

Pois amei tudo que estas escrito, pois era realmente o que eu estava precisando ouvir... Lindo, maravilhoso tu és Senhor Jesus!

Jozivaldo Pereira disse...

Amado irmão Rev. Alessando Capelari, me chamo Jozivaldo, nessas duas semanas que passaram minha vida caiu no abismo, entrei em depressão, deixei tudo que fazia, ou quase tudo porque realmente as coisas, não estavam muito bem para mim, domingo passado entrei em uma igreja e aceitei o Senhor Jseus Cristos como meu salador, para que ele me guie e me dê forças para suprir tudo aquilo que eu necessito, pois sozinho a cruz está muito pesada, também sei que essas tribulações terei a minha vitória, não nego que ando triste, mas sempre tento buscar nas palavras do Senhor Jesus o conforto para minha alma, agradeço pelas sábias palavras que que o irmão tem colocado e que também esteja servindo de guia, para nos ajudar quando mais precisamos, fica na paz e que o Senhor nosso Deus lhe dê sempre sabedoria para ajudar tantas pessoas que precisam de sábias palavras. Amém.

arouca disse...

Amén, estava precisando ouvir isso fique na paz

saragabi-ballet disse...

Muito bom, aprendi muito com essa palavra, Amém Deus seja louvado.

Anônimo disse...

Pastor, ao ler a sua mensagem, isso me alegrou muito, realmente essa mensagem é uma mensagem inspirada por Deus para edificar muito a nossa fé e também fortalecer o coração das pessoas, no meu caso, eu estou sim esperando um milagre de Deus, já que tem 2 semanas eu e a minha companheira estamos brigados e ela disse para mim que entre a gente não tem mais volta e eu amo muito ela e nunca desejaria perder ela, mas não vou acreditar no que ela disse e sim no que Deus vai fazer, porque para Deus nada é impossivel e se Deus diz que Sim, assim não a nada que possa impedir, e no momento a unica coisa que posso fazer é só orar e esperar em Deus que na hora certa ele vai mudar toda essa situação, eu creio que tudo está sob controlee na hora certa a nossa benção sempre chega e que ainda existe esperança até para uma árvore cortada, porque ela pode voltar a crescer e dar frutos muito melhores.


Henrique - Rio de Janeiro.

CATIA LIRA disse...

Olá boa noite ..adorei este texto e como aprendi e me fortaleci,precisava ouvir estas palavras..com certeza a partir de agora ..saberei Esperar com alegria ,pelo melhor que está por vir..pois vindo do Senhor ..com certeza será o MELHOR e será para minha felicidade e da minha filha...TE AMO JESUS ..ESTOU APAIXONADA POR TI...

Anônimo disse...

Obrigado Irmão!!

Anônimo disse...

eu precisava realmente ouvir,essas palavras,trabalho com vendas e é sempre a mesma coisa todo mes eu creio que DEUS esta realmente preparando coisa boa para mim.lindo todos precisam ler,mas muito lindo

jessica disse...

Precisava de uma palavra assim. As vezes ficava me perguntando quando aconteceria o que tanto esperava,sem contar que passei a achar que Deus não queria que eu ficasse mais no meu serviço, entreguei tudo a ele, minhas vendas,minha familia e tals. Esperei o tempo necessário e hoje minhas vendas são uma benção *--*
eu te amo Senhor Jesus.

quem quiser, adc no msn: jessicamarques93@hotmail.com

Fiquem com Deus, A paz !

Emanuelle disse...

Deus te usou de uma maneira linda, porque hoje vivo isso em minha vida e é exatamente dessa maneira! :D Que Deus possa agir em nossos corações, para que possamos esperar nEle completamente.

Anônimo disse...

Estou desempregado e sinto como é difícil esperar em Deus, luto todos os dias para que a paz do Senhor esteja no meu coração pois ele é a minha única esperança, sou um profissional, mas até agora não consegui recolocação, eu afirmo que se com Deus nossa luta não é fácil imaginem sem ele.
Que a Paz do Senhor esteja com todos.

Giulio Sousa disse...

Muito bom esse post. é uma ótima palavra para aqueles que têm duvidas sobre os planos de Deus para nossas vidas. É a resposta para todas as perguntas: "Esperar em Deus"

Anônimo disse...

Nossa palavra edificante...Tenho esperado a restituiçao do meu lar a 3 anos!Passei por muitos momentos difícieis e tbm por muito crescimento espiritual.Esse tempo de espera nos faz crescer em intimidade com o nosso criador,a cada dia uma expectativa gostosa,provações que desafiam nossos limites.O melhor é que passamos a entender o amor de Deus em nossas vidas...a todos que esparam em Deus não desistam pq certamente ELE fará e não tardará.

Anônimo disse...

Linda mensagem,mas confesso que em meio às tribulações não é fácil acreditar e esperar. Lutar contra os pensamentos é pra mim, o mais difícil. Tem horas qu eparece que não vou suportar e vou desistir. Senhor tem misericórdia de mim! Tenho clamado todas as horas. Pai, dai-me luz, sabedoria, serenidade e aquietai meu coração, para que eu possa prosseguir. Paz de Jesus a todos!

Anônimo disse...

Lindooo!Obrigada por essa palavra, aprendi e me reanimei. Deus vêm fazendo coisas em minha vida que eu não entendo, mas se é o Criador que está fazendo então não preciso entender nada, só esperar... E que venham as lutas! Não me canso de perceber o quanto Deus é maravilhoso :)

Jessica Veira disse...

Palavra maravilhosa, edificante...esperar em Deus é sempre o melhor.

Douglas Ramos disse...

Olá, boa tarde à todos.
Gostaria humildemente agradecer às sábias palavras do Pastor, pois Deus te usou grandiosamente. Essa palavra não só me edificou como trouxe paz e alegria, encontrei de novo a esperança em CONFIAR EM DEUS. Estou desde o dia 21/01/2012 passando por umas dificuldades na minha vida que não me deixou dormir, comer, sorrir e muito menos viver. Porém desde essa mesma data eu tenho vivido uma intimidade com Deus, experiência que nunca tinha vivido. Acredito sim, que Deus cumprirá o propósito dEle em nossas vidas. Por mais que a batalha seja árdua, dolorosa e amedrontadora eu sei que a recompensa Divina chegará no momento certo, no tempo de Deus. Mais uma vez agradeço as sábias palavras e que Deus possa o abençoar poderosamente, que sempre venha ser esse instrumento da palavra e bençãos do Senhor.

-Para sempre com Deus-

Graça e Paz.

Elienai disse...

Como Deus é marailhoso estava precisando ver algo assim, Deus sabe as formas de agir,muito lindo!!

Esperar em Deus disse...

Muito bom bom ler estas palavras, confesso que não consigo esperar no Senhor. Estou sem namorada há um tempo, e isto me incomoda, mas estou pedindo ajuda a Deus,pois o Senhor tem o melhor para mim.

Fiquem na Paz!
Deus os abençoe!

louvor disse...

A paz do SENHOR pastor,realmente é preciso que aja perceverança naquilo que almejamos,passei por momentos delicados em meu casamento, como diz o hino da cantora ROSE NASCIMENTO passei por provaçoes quase vi tudo terminar, mais foi ai que DEUS me ouviu descansei nos seus braços e hoje somos o casal mais felizes do mundo, nos amando a cada dia nos valorizando em tudo,e principalmente crendo nas promessas do GRANDE EU SOU , que o amor de DEUS ESTEJA SOBRE TI E SUA FAMILHA obrigada mais uma vez pela sua atençao, a paz do SENHOR

Anônimo disse...

esperar no senhor etarefa dificil mas acredito que vou conseguir

Anônimo disse...

Realmente uma palavra de animo para nossos coraçoes, pois DEUS sempre tem o melhor para nós.

Anônimo disse...

Era tudo que precisava ouvir, Deus falou comigo atras destas palavras.Gloria Deus

Miazinha disse...

Obrigada! Deus. Palavra Rhema pra minha vida. A Ele toda Glória!

Anônimo disse...

sabe quando nao se tem mais soluçao ta ir essas palavras...sempre existe nao e mesmo.eu estou pasando por um momento dificil em minha vida na area sentimental nao sei esperar em deus e acabo so me machucando mais.essas palavras me ajudaram muito nem tudo o que queremos e o que precisamos.parabens pelas palavras lindas q deus continue te usando...procuro resposta para os meus problemas e agora sei q a minha resposta vira de deus.senhor perdoe os meus erros e me envolva de paz espiritual sem ela eu nao sou nada nada nada.busco viver melhor a cada dia tentando aceitar q se nao tenho o q quero e porque nao e o q eu preciso,mas nao e facil...continuo tentado tentado tentado.obrigado.

Alana Abreu disse...

é Esperar não é Fácil mais depois dessas lindas palavras, que o senhor pós em meu caminho,farei de tudo para esperar alegre e confiante Pois sabemos que ele É o um Deus de Maravilha... Em Ti Esperarei ___ Alegremente senhor

CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos