Seguir por Email

Você é o visitante:

Obrigado pela visita
Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon Lições no Tanque de Betesda


01- Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. 02- Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. 03- Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 04- [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.] 05- Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 06- Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? 07- Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 08- Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 09- Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.(João 5:1-9)

É maravilhoso quando conseguimos perceber a grandiosidade da Graça de Deus manifestada sobre nossas vidas. Muitas pessoas vivem atribuladas e entristecidas por imaginarem que o Senhor se esqueceu delas, ou por terem perdido a esperança de que Deus possa tocar em suas mazelas e curar suas feridas.
No Evangelho de João, dentre muitas belas narrativas, destaco uma onde Jesus, indo participar da Páscoa em Jerusalém, resolve se deter por algum tempo em um lugar, à porta da cidade, chamado Betesda. Betesda era um lugar não muito prazeroso de se visitar, era um lugar onde mendigos, doentes, paralíticos, cegos e coxos se ajuntavam à espera de uma cura. Um lugar de desespero onde muitos jaziam mortos, mesmo ainda tendo vida.
Nessa passagem de Jesus por Betesda Ele nos traz algumas lições importantes que podem nos ajudar a lidar com as nossas dificuldades e que podem curar nossas feridas. Logo de início, é importante que vejamos o nosso estado de saúde. Será que não estamos como aqueles moribundos de Betesda? À espera de um milagre fora da ação do Senhor? O homem a quem Jesus se achega estava ali há 38 anos esperando um certo anjo que movia águas. Jesus chega para aquele homem e mostra claramente que a cura que lhe era necessária não viria por um outro mover que não fosse o mover de Deus.
Jesus ainda nos ensina outra lição acerca da cura. Ele mostra que não é a nossa ação que pode mudar a nossa realidade espiritual, mas única e exclusivamente a sua graça que nos atinge em amor. Não foi o homem quem dirigiu a palavra a Jesus, antes, foi o próprio Mestre que falou a ele e lhe perguntou: “Queres ser curado?” Toda a ação de transformação e cura que ocorre nas nossas vidas é por conta da graça de Cristo que opera em nós. Por fim, Jesus nos ensina acerca do poder e da autoridade que há em sua Palavra. Jesus simplesmente diz àquele homem: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. Ouvindo isso, imediatamente aquele homem levantou, pegou seus trapos e saiu de Betesda para uma nova vida.
Amados, estas lições são preciosas a nós também. Jesus passa hoje pelo lugar da nossa dificuldade e nos pergunta: “Queres ser curado?” Que possamos dizer sim ao desejo de cura do Senhor e que possamos experimentar da Graça que Jesus tem para nós. Que deixemos de lado nossos rancores, nossas indignações, raízes de amargura, falta de fé, pecado e tudo que possa causar nossa paralisia espiritual; que tomemos nosso leito, nos levantemos firmes no Senhor e andemos para a Vida Nova em Cristo Jesus.

Rev. Alessandro Capelari.

CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos