Você é o visitante:

Obrigado pela visita

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon Não temas, crê somente (Mc.5:22-24; 35-42)

IPB Alvorada 19/12/10.

Tema: Esperança

Texto Bíblico de:

Marcos 5:22-24; 35-42

22- Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés 23- e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. 24- Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o.

35- Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? 36- Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. 37- Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João. 38- Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. 39- Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. 40- E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. 41- Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! 42- Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados.


Introdução:

Alguma vez na sua vida você já passou por uma situação de extrema dor ou de grande temor? Alguma vez você já teve que enfrentar um desafio para o qual você não se via capacitado, ou que você jamais imaginaria que você pudesse suportar? Imagine-se no lugar de Jairo. Será que somos capazes de dimensionar o que ele estava sentindo?

A vida é assim, cheia de percalços. É impossível que passemos por ela sem que tenhamos dores e profundas tristezas. Mesmo o cristão, não está isento dos sofrimentos do mundo, da doença, da perda, da morte... Como lidar com tudo isso sem que nossa fé se abale e sem que venhamos a desvanecer pelo caminho?

Este texto nos dá algumas dicas tremendas sobre a fé e a esperança. Por que crer que as coisas vão mudar? Por que crer que o casamento vai melhorar? Por que crer que o emprego novo virá? Por que crer que os meus sonhos vão se realizar? Por que crer?

Título:

Não temas, crê somente.

Jesus manda que creiamos: Não temas, crê somente; mas como crer se já não tenho mais forças para tal? Amado, se você já se fez algumas dessas perguntas acerca da sua fé, hoje eu quero te mostrar alguns motivos para crer:

I) Porque Jesus está presente em todas as circunstâncias das nossas vidas:

(V.24a: Jesus foi com ele...)

Este verso 24 nos mostra qual a base de toda a esperança e fé que temos em Cristo. Ele nunca nos abandona, Ele sempre está conosco todos os dias das nossas vidas. A Bíblia declara que no momento mais duro da vida de Jairo: Jesus foi com ele. Cristo está presente no meio das nossas dificuldades, sejam elas quais forem. Lembra-se do Salmo 23?

Jesus esteve presente com os discípulos na hora da tempestade (Mc.4:38); visitou-os na hora do desânimo, quando pensaram em desistir (Jo.21:4); na hora da dor, da saudade e do luto pela perda do ente querido também lá estava Jesus (Jo.11:28, 35, 40). Jesus é o divino companheiro que anda ao nosso lado aquecendo nossos corações (Lc.24:32).

Amados, precisamos deixar o temor de lado e crer no poder do Senhor porque Ele está conosco sempre, até à consumação dos séculos (Mt.28:20).

II) Porque Jesus tem poder de transformar situações:

(Vv.35,39: 35- Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? 39- Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme.)

Muitas vezes o que nos leva a temer não é apenas a situação em si, mas o alvoroço que se monta em torno da situação. No caso de Jairo, ele sabia da gravidade da doença da filha, mas aos olhos dos amigos que vieram ao seu encontro, já estava tudo acabado, a menina havia morrido (V.35). A ótica de Deus é sempre diferente da nossa. O Senhor nos diz: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. (Jr.29:11)

Todos nós já chegamos a situações extremas: saúde, emoções, finanças, família, trabalho. Tem horas que parece que chegamos ao fundo do poço. Moisés viveu esta experiência junto ao mar Vermelho (Ex.14). É aí que Jesus novamente nos fala: Não temas, crê somente. E ainda nos dá a maior segurança, garantindo em sua Palavra que: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. (Mt.28:18).

III) Porque Jesus sempre tem o melhor para as nossas vidas:

(Vv.41-42: 41- Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! 42- Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados.)

Como em Caná da Galiléia, Jesus novamente deixou o melhor do vinho para o fim da festa (Jo.2:1-11). É preciso ter bem claro em nossa mente que a manhã gloriosa da ressurreição só veio depois dos dias sombrios de sofrimento e da frieza do Calvário.

O Rev. Hernandes Dias Lopes nos diz que o deserto e o sofrimento não são acidentes de percurso na vida do crente, antes são uma agenda de Deus para moldar o nosso caráter. Depois da tempestade vem a bonança, depois da luta a vitória, depois da canseira o prêmio, depois da cruz a coroa. A Palavra nos diz: Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã. (Sl.30:5)

A nossa esperança deve estar calcada não nas circunstâncias que nos cercam, mas no poder de Cristo que há de se manifestar em nós (Hc.3:17-19). Depois de todo temor, de toda dor e de toda a tribulação que Jairo e sua família passaram, Jesus agiu e deu-lhes o melhor para suas vidas. Jesus realizou o inimaginável, trouxe à vida novamente a menina outrora morta.


Conclusão:

Meu amado, que você arranque do seu coração todo temor e toda falta de fé. O mestre está aqui e te chama para que você também veja a Sua Glória. Entregue sua vida nas mãos de Jesus, entregue seus medos, sua família, seus problemas, entregue-se por completo a Ele e creia na sua ação. O Cristo que ressurgiu dentre os mortos é que está no nosso meio dizendo também a você: Não temas, crê somente. Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.

Rev. Alessandro Capelari.

(adap. Livro: “Do Púlpito” – Rev. Messias)

CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos
Unión de Blogueiros Evangélicos
InforGospel