Você é o visitante:

Obrigado pela visita

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon Os cinco SOLAS da Reforma Protestante.

Os Cinco Solas da Reforma Protestante:

Sola Scriptura

Solo Christus

Sola Gratia

Sola Fide

Soli Deo Gloria

(Efésios 2:1-10: 1- Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2- nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3- entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. 4- Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5- e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6- e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7- para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8- Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9- não de obras, para que ninguém se glorie. 10- Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.)

No dia 31 de Outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, Lutero afixou as suas 95 teses que acabaram provocando o grande movimento religioso, conhecido como a Reforma do Século XVI.

Nelas Lutero convidava os interessados a debater a questão das indulgências (que eram vendidas para a construção da Basílica de S. Pedro, em troca de perdão de pecados) e os males que esse tráfico religioso podia acarretar.

Em suas teses, Lutero questionava o poder (ou mesmo a intenção) do Papa de perdoar pecados ou de isentar alguém de penas, a não ser aquelas por ele mesmo impostas. Negava que esse perdão (de penas ou penitências) pudesse se estender aos que já haviam morrido e que, porventura, estivessem no purgatório.

Para ele, só o arrependimento, seguido de atos de amor e penitência, com ou sem carta de perdão (indulgência) podia realmente perdoar pecados. Destacava o valor da Palavra de Deus, a qual não deveria ser silenciada em benefício da pregação das indulgências.

Com essas e outras proposições Lutero alcançou mais do que podia imaginar. Atingiu o ponto crucial do problema: a situação de distanciamento do Evangelho em que se encontrava a Igreja. Os males da Igreja não eram apenas os seus desvios morais, econômicos e políticos, que a colocavam em descrédito perante o povo.

Seu problema principal, responsável também por estes, era o afastamento das doutrinas fundamentais da Palavra de Deus. A Reforma trouxe a Igreja de volta às Escrituras e ao Evangelho pregado pelos apóstolos.

Foi o estudo da Bíblia que revelou quão longe a Igreja estava afastada da verdade e a trouxe de volta à pureza de sua crença primitiva. A Reforma restituiu à Igreja a crença em doutrinas chaves, que se tornaram essenciais para a sua pregação e para distingui-la dos erros que continuaram e ainda são mantidos pela Igreja Romana até os nossos dias.

É a importância dessas doutrinas, conhecidas por sua designação latina Sola Scriptura, Solo Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria, que queremos apresentar, ainda que de forma breve, neste estudo.

SOLA SCRIPTURA: A Erosão da Autoridade

(IITm.3:16-17: 16- Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17- a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.)

Só a Escritura é a regra inerrante da vida da igreja, mas a igreja evangélica atual fez separação entre a Escritura e sua função oficial. Na prática, a igreja é guiada, por vezes demais, pela cultura. Técnicas terapêuticas, estratégias de marketing, e o ritmo do mundo de entretenimento muitas vezes tem mais voz naquilo que a igreja quer, em como funciona, e no que oferece, do que a Palavra de Deus.

Os pastores negligenciam a supervisão do culto, que lhes compete, inclusive o conteúdo doutrinário da música. À medida que a autoridade bíblica foi abandonada na prática, que suas verdades se enfraqueceram na consciência cristã, e que suas doutrinas perderam sua proeminência, a igreja foi cada vez mais esvaziada de sua integridade, autoridade moral e discernimento.

Em lugar de adaptar a fé cristã para satisfazer as necessidades sentidas dos consumidores, devemos proclamar a Lei como medida única da justiça verdadeira, e o evangelho como a única proclamação da verdade salvadora. A verdade bíblica é indispensável para a compreensão, o desvelo e a disciplina da igreja.

A Escritura deve nos levar além de nossas necessidades percebidas para nossas necessidades reais, e libertar-nos do hábito de nos enxergar por meio das imagens sedutoras, clichês, promessas e prioridades da cultura massificada.

É só à luz da verdade de Deus que nós nos entendemos corretamente e abrimos os olhos para a provisão de Deus para a nossa sociedade. A Bíblia, portanto, precisa ser ensinada e pregada na igreja. Os sermões precisam ser exposições da Bíblia e de seus ensinos, não a expressão de opinião ou de idéias da época. Não devemos aceitar menos do que aquilo que Deus nos tem dado.

A obra do Espírito Santo na experiência pessoal não pode ser desvinculada da Escritura. O Espírito não fala em formas que independem da Escritura. À parte da Escritura nunca teríamos conhecido a graça de Deus em Cristo. A Palavra bíblica, e não a experiência espiritual é o teste da verdade.

Tese 1: Sola Scriptura (a autoridade e suficiência das Escrituras)

Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.

Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.


SOLO CHRISTUS: A Erosão da Fé Centrada em Cristo

(Atos 4:12: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.)

À medida que a fé evangélica se secularizou, seus interesses se confundiram com os da cultura. O resultado é uma perda de valores absolutos, um individualismo permissivo, a substituição da santidade pela integridade, do arrependimento pela recuperação, da verdade pela intuição, da fé pelo sentimento, da providência pelo acaso e da esperança duradoura pela gratificação imediata. Cristo e sua cruz se deslocaram do centro de nossa visão.

Tese 2: Solus Christus (a suficiência e exclusividade de Cristo)

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.

Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.

SOLA GRATIA: A Erosão do Evangelho

(Efésios 2:8-9: 8- Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9- não de obras, para que ninguém se glorie.)

A Confiança desmerecida na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. Esta falsa confiança enche hoje o mundo evangélico – desde o evangelho da auto-estima até o evangelho da saúde e da prosperidade, desde aqueles que já transformaram o evangelho num produto vendável e os pecadores em consumidores e aqueles que tratam a fé cristã como verdadeira simplesmente porque funciona. Isso faz calar a doutrina da justificação, a despeito dos compromissos oficiais de nossas igrejas.

A graça de Deus em Cristo não só é necessária como é a única causa eficaz da salvação. Confessamos que os seres humanos nascem espiritualmente mortos e nem mesmo são capazes de cooperar com a graça regeneradora.

Tese 3: Sola Gratia (a única causa eficiente da salvação)

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.


SOLA FIDE: A Erosão do Artigo Primordial

(Hebreus 11:6: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.)

A justificação é somente pela graça, somente por intermédio da fé, somente por causa de Cristo. Este é o artigo pelo qual a igreja se sustenta ou cai. É um artigo muitas vezes ignorado, distorcido, ou por vezes até negado por líderes, estudiosos e pastores que professam ser evangélicos.

Embora a natureza humana decaída sempre tenha recuado de professar sua necessidade da justiça imputada de Cristo, a modernidade alimenta as chamas desse descontentamento com o Evangelho bíblico. Já permitimos que esse descontentamento dite a natureza de nosso ministério e o conteúdo de nossa pregação.

Muitas pessoas ligadas ao movimento do crescimento da igreja acreditam que um entendimento sociológico daqueles que vêm assistir aos cultos é tão importante para o êxito do evangelho como o é a verdade bíblica proclamada. Como resultado, as convicções teológicas freqüentemente desaparecem, divorciadas do trabalho do ministério.

A orientação publicitária de marketing em muitas igrejas leva isso mais adiante, apegando a distinção entre a Palavra bíblica e o mundo, roubando da cruz de Cristo a sua ofensa e reduzindo a fé cristã aos princípios e métodos que oferecem sucesso às empresas seculares.

Embora possam crer na teologia da cruz, esses movimentos na verdade estão esvaziando-a de seu conteúdo. Não existe evangelho a não ser o da substituição de Cristo em nosso lugar, pela qual Deus lhe imputou o nosso pecado e nos imputou a sua justiça. Por ele Ter levado sobre si a punição de nossa culpa, nós agora andamos na sua graça como aqueles que são para sempre perdoados, aceitos e adotados como filhos de Deus.

Não há base para nossa aceitação diante de Deus a não ser na obra salvífica de Cristo; a base não é nosso patriotismo, devoção à igreja, ou probidade moral. O evangelho declara o que Deus fez por nós em Cristo. Não é sobre o que nós podemos fazer para alcançar Deus.

Tese 4: Sola Fide (a exclusividade da Fé como meio de Justificação)

Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.

Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.

SOLI DEO GLORIA: A Erosão do Culto Centrado em Deus

(I Samuel 2:2: Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus. II Samuel 7:22: Portanto, grandíssimo és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido.)

Onde quer que, na igreja, se tenha perdido a autoridade da Bíblia, onde Cristo tenha sido colocado de lado, o evangelho tenha sido distorcido ou a fé pervertida, sempre foi por uma mesma razão. Nossos interesses substituíram os de Deus e nós estamos fazendo o trabalho dele ao nosso modo.

A perda da centralidade de Deus na vida da igreja de hoje é comum e lamentável. É essa perda que nos permite transformar o culto em entretenimento, a pregação do evangelho em marketing, o crer em técnica, o ser bom em sentir-nos bem e a fidelidade em ser bem-sucedido. Como resultado, Deus, Cristo e a Bíblia vêm significando muito pouco para nós e têm um peso irrelevante sobre nós.

Deus não existe para satisfazer as ambições humanas, os desejos, os apetites de consumo, ou nossos interesses espirituais particulares. Precisamos nos focalizar em Deus em nossa adoração, e não em satisfazer nossas próprias necessidades. Deus é soberano no culto, não nós. Nossa preocupação precisa estar no reino de Deus, não em nossos próprios impérios, popularidade ou êxito.

Tese 5: Soli Deo Gloria (a exclusividade do serviço e da adoração a Deus)

Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.


Compilação:

Rev. Alessandro Capelari

Fonte: Declaração de Cambridge


http://www.monergismo.com/

postheadericon As Bênçãos de Deus em Cristo Jesus (Efésios 1:3-14)


IPB Alvorada 24/10/10.

Tema: Segurança em Cristo

Texto Bíblico de:

Efésios 1:3-14

3- Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4- assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5- nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6- para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7- no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8- que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9- desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10- de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11- nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12- a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13- em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14- o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Introdução:

Todos precisamos de segurança para não vivermos a vida como desesperados à procura de bênçãos. Muitos hoje vivem apavorados nas Igrejas não apenas porque querem bênçãos de Deus, mas porque não conseguem sentir a paz de Deus nos momentos mais complicados da sua vida. Daí a grande mudança de igreja que vemos hoje. Uma vez que os anseios da alma não são satisfeitos em uma determinada Igreja, a pessoa já migra para outra Igreja. Muitos colocam sua segurança em denominações, em pastores, em orações de certas pessoas, em situações específicas e tudo isso falha quando a nossa segurança não está em Deus.

O texto lido é uma doxologia que narra ação de Deus em nosso favor, e isso em expressão de adoração para honrá-lo. A Palavra nos mostra que não precisamos correr desesperadamente atrás de bênçãos porque, em Cristo Jesus, já fomos ricamente abençoados por Deus. (V.3: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,...)

O texto mostra claramente as bênçãos Eternas manifestadas pela Trindade Santa:

1. O Pai (V.3);

2. O Filho (Vv.4-13ª);

3. O Espírito Santo (Vv.13b-14).

Assim nós devemos viver um viver mais solícito, mais tranqüilo, menos afobado, mais sossegado e cheio de paz no coração, pois, não importa quais circunstâncias sobrevenham às nossas vidas, nós já somos abençoados.

Título:

As bênçãos de Deus em Cristo Jesus

I) Eleição: (V.4: ... assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele;...)

Escolheu-nos para a salvação independente dos nossos méritos... A escolha de Deus foi antes da fundação do mundo e isso vem do seu caráter divino. Escolheu-nos para sermos santos e irrepreensíveis.

Saber que fomos escolhidos pelo Senhor nos dá a segurança de compreender que Deus nos escolheu não pelo que fazemos ou por quem somos, mas por que Ele decidiu nos amar e isso é imutável.

II) Predestinação: (Vv.5-6: ...e em amor 5- nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6- para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,...)

A escolha de Deus tem um propósito definido, Ele nos predestinou para sermos seus filhos em Cristo Jesus. O amor é a motivação de Deus para nos predestinar.

Fomos predestinados para sermos:

1. Filhos adotados em Cristo;

2. Como filhos, temos a certeza da Vida no Pai;

3. Para o louvor da Glória da graça de Deus;

Para vivermos para o louvor da sua glória. (V.12) A predestinação nos mostra o alvo de deus para nós. Nos coloca o céu como alvo, como porto de chegada.

Saber que fomos predestinados pelo Senhor nos dá a segurança de compreender que Deus é o dono da nossa história e o seu amor nos conduzirá intactos até o fim que Ele já preparou pra nós.

III) Redenção: (Vv.7-8: 7- no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8- que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,...)

A redenção tem a ver com o perdão dos nossos pecados. A Bíblia nos afirma que em Cristo nós fomos redimidos, reconciliados, em Cristo temos paz com Deus. Fomos comprados a preço de cruz. Cristo derramou seu sangue para nos livrar dos nossos pecados. Nos libertou da escravidão e do cativeiro do pecado.

Agora temos a opção de não pecar, pois Cristo nos libertou da escravidão. E ainda que pequemos, temos um advogado junto ao Pai, Cristo Jesus...

Saber que fomos redimidos pelo Senhor nos dá a segurança de compreender que o pecado já não mais tem domínio sobre nós e que a morte que nos estava proposta pelo pecado foi vencida pela ressurreição que agora temos em Cristo Jesus.

IV) Herança: (V.11: ... no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,...)

Herança é o legado que os pais deixam a seus filhos, seja ele genético, cultural, social, educacional ou monetário. Uma vez que somos feitos herança de Deus, temos a promessa de Deus sobre a nossa vida. Tornamo-nos herdeiros de Deus e co-herdeiros em Cristo. Ver 3:6.

A Palavra nos mostra o que herdamos: a salvação, a graça, a misericórdia, a vida eterna no céu com Cristo. Ver a parábola dos trabalhadores que foram chamados ao trabalho em três períodos diferentes.

Saber que fomos feitos herdeiros de Deus nos dá a segurança de compreender que a salvação que Cristo conquistou na cruz do calvário nos pertence por herança por intermédio da fé no Amado.

V) Selo: (Vv.13-14: ... no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,...)

Amados, isso é tremendo. O escritor Oswald Chambers nos diz que “Deus não apenas quer que sejamos salvos em Cristo, mas Ele nos garante essa salvação colocando em nós o seu Espírito Santo.”

É como uma marca indelével feita pelo anel de um rei. O Espírito Santo é uma marca interior que distingue o povo de Deus como propriedade sua. O Espírito Santo é a promessa do Pai que é derramado sobre nossas vidas garantindo que toda a obra salvífica de Cristo seja aplicada aos nossos corações (Lc.24:49; Ez.36:26-27; Jl.2:28)

A marca desse selo é o florescer do FRUTO DO ESPÍRITO em nós que vai amadurecendo e formando o nosso novo caráter cristão.

Saber que fomos selados pelo Espírito do Senhor nos dá a segurança de saber que o propósito de Deus para minha vida irá se cumprir independente de mim mesmo.

Conclusão:

Amados, a Palavra do Senhor nos dá completa segurança de que já somos ricamente abençoados em Cristo Jesus:

1. Fomos eleitos em Cristo;

2. Predestinados em amor;

3. Redimidos pelo sacrifício na cruz;

4. Nos tornamos herdeiros da promessa;

5. E fomos selados pelo Espírito Santo.

Isso nos dá segurança. A ação maravilhosa do Deus Trino em nós nos dá segurança. Não importa quais circunstâncias nos cerquem somos de Deus, não importa quais adversidades enfrentemos somos de Deus, não importa se os nossos sentimentos nos traiam somos de Deus, não importa sequer que venhamos a perder essa vida terrena que temos, somos e sempre seremos de Deus, pois como nos afirma a Palavra em Romanos 8:28-30:

28- Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29- Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30- E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.


Rev. Alessandro Capelari.

CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos
Unión de Blogueiros Evangélicos
InforGospel