Você é o visitante:

Obrigado pela visita

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon Qualidades Indispensáveis a um Cristão Vencedor. (II Timóteo 4:1-8)


IPB Alvorada 25/07/10.

Texto Bíblico de:

II Timóteo 4:1-8

1- Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 2- prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3- Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4- e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 5- Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. 6- Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. 7- Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 8- Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.


Introdução:

Assistindo ao filme “O livro de Eli” percebemos o quanto a Palavra de Deus é importante para a sociedade. Ela pode ser a salvação para os que crerem fielmente, mas infelizmente também pode servir como ferramenta de manipulação dos corações inconstantes.


Narração:


Nesta segunda carta que o Apóstolo escreve ao jovem pastor Timóteo ele tem a intenção de convidá-lo para ir a Roma vê-lo (4:9,21), e de entregar a ele uma carta final de encorajamento pessoal em seu ministério.

Vemos claramente neste texto, o Apóstolo Paulo exortando Timóteo sobre a necessidade fundamental da pregação da Palavra, seja oportuno ou não, pois, como vemos escrito no texto (Vv.3-4): 3- ... haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4- e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Creio que em nenhuma outra época da história essa exortação paulina foi tão importante quanto nos nossos dias. Literalmente temos assistido essa profecia cumprir-se em nossos dias. A Palavra de Deus tem sido mercadejada aos quatro ventos.

O Apóstolo está no final do seu ministério, talvez há alguns dias do seu martírio por decapitação. Ele mesmo, no verso 6, afirma reconhecer esta realidade dizendo que está sendo oferecido por libação, ou seja como sacrifício. Em específico, nos versos 7 e 8, o Apóstolo relembra dos 30 anos de trabalho árduo no Ministério e faz um resumo de como foi a sua caminhada até então. Nesse testemunho final ele dá o seu exemplo para o seu jovem discípulo nos mostrando algumas:


Título: Qualidades indispensáveis a um Cristão Vencedor


1o) Ser um soldado destemido – Combater o bom combate:

Paulo faz referência à coragem do bom soldado de Cristo que fora. Paulo dava o golpe certo (1Co.9:26: Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.). Ele lutava com a armadura de Deus (Ef.6:11-17: 11- Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12- porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13- Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14- Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15- Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16- embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17- Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;).

Essas armas são poderosas (2Co.10:4: Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas...).

O bom combate é a batalha contra o pecado, contra as hostes do inimigo, contra a mentira, contra o mundanismo e a apostasia do presente século.

2o) Ser um atleta diligante – Completar sua carreira:

Aqui, o servo do Senhor alude à perseverança de um forte atleta em uma corrida. Em 2Tm.2:5, Paulo afirma que “... o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas.” Portanto, Paulo era um atleta disciplinado.

Em 1Co.9:24, Paulo nos estimula a sermos atletas competitivos, dizendo: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.” Ainda em 1Co.9:25, Paulo afirma que “Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.” Paulo queria chegar ao pódio, e conseguiu.

Ele sempre prosseguiu para o alvo, “... para prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp.3:14). O atleta verdadeiro não para nomeio do caminho, antes sempre busca alcançar o seu objetivo.

3o) Ser um mordomo fiel – Preservar bem o depósito da fé:

O Dr. Russel Shedd diz que aqui podemos perceber a hospitalidade de mordomo fiel, o dono generoso da casa, que é habitação do Espírito e que O acolhe com alegria. Quando Paulo diz: “Guardei a fé”; ele utiliza uma linguagem administrativa. O texto original traz o seguinte sentido: “fui leal ao que me foi confiado”.

O mordomo, ou, depositário fiel, era uma pessoa de confiança que guardava os bens confiados pelo seu senhor. Paulo foi um depositário fiel das coisas que recebeu do Senhor. O mordomo fiel é o despenseiro dos mistérios de Deus (1Co.4:1: Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.)

O apóstolo guardou a fé em dois sentidos: tanto foi obediente às doutrinas quanto a transmitiu da maneira como a recebera.

Conclusão:

Por fim o Apóstolo apresenta a Timóteo o prêmio que o aguardava: Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. (V.8)

Aplicação:

Nós devemos buscar essa vitória em nossas vidas. A vitória de não sermos subjugados pelas tentações desse mundo, e de permanecermos fiéis aos propósitos divinos, pois as qualidades indispensáveis ao cristão vencedor são:

1o) Ser um soldado destemido;

2o) Ser um atleta diligante;

3o) Ser um mordomo fiel.

Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.

Rev. Alessandro Capelari.


CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos
Unión de Blogueiros Evangélicos
InforGospel