Você é o visitante:

Obrigado pela visita

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon Como Esperar em Deus?


Tema: Esperança

Título: Como esperar em Deus.


Pré-Introdução:

Como anda a sua esperança? Você é daqueles que ainda espera a ação de Deus na sua vida ou já nem se importa mais: “deixa como está pra ver como é que fica”. Uma das maiores características da juventude é o sonho. Ou seja: a esperança que ele nutre de ver realizado os seus desejos, como: namoro, profissão, estudos, finanças, carros, casas, etc... Contudo, a vida nem sempre corresponde às nossas expectativas, e, muitas vezes os nossos sonhos são frustrados pelo caminho. Para a realização dos sonhos, muitas etapas têm que ser vencidas: os problemas familiares, os complexos, as enfermidades, os preconceitos, o dinheiro... não é tão fácil de se realizar um sonho como se parece. Mas como fazer para que não desanimemos? O que fazer para que não deixemos de sonhar? O que fazer para não sermos sufocados pela vida? O que fazer para não perdermos a esperança?


Texto Bíblico de: Salmos 33:20-22

20- Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo. 21- Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no Seu Santo Nome. 22- Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de Ti esperamos.


Introdução:

Quem gosta de esperar? Quem está a fim de aguardar uma vida inteira para ver seus sonhos realizados? Acontece que precisamos esperar pelas coisas, e, esperar muito. Mas como esperar? Como ter paciência para isso? Hoje veremos o que a Palavra de Deus nos tem a ensinar sobre como esperar no Senhor:


1o) Entregando a alma nas mãos do Senhor: (V.20)

Um outro Salmo diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e, o mais, Ele fará.” (Sl.37:5)

Entregar a alma nas mãos de Deus é o mesmo que entregar tudo o que temos e somos nas mãos do Senhor. É entregar os nossos sonhos, planos, o nosso namoro, nossos estudos, enfim tudo o que esperamos nas mãos do Senhor. Você já fez isso? Você já se entregou por completo nas mãos de Deus? O salmista diz que a sua alma está esperando no Senhor, que é o seu auxílio e escudo, ou seja: Deus ajuda nas dificuldades e defende nas adversidades! O primeiro passo para que consigamos esperar no Senhor é entregarmos a nossa alma nas suas mãos.


2o) Alegrando-se durante a espera: (V.21a)

Tem muita gente que, quando se entrega nas mãos de Deus, faz isso como se estivesse indo para um campo de concentração alemão. Parece que Deus é um tirano sovina que está pronto para dar uns corretivos quando erramos. Este pensamento está totalmente equivocado! Quando estamos nas mãos do Senhor devemos estar totalmente tomados da “Alegria do Senhor” no coração, afinal é nas mãos de Deus que estamos. Ser cristão é fazer parte do povo mais feliz da terra. É saber que estamos caminhando a passos largos para o céu. Você está caminhando para o céu? Se, está, por que tristeza? A alegria do Senhor é a música da nossa alma.


3o) Confiando na ação de Deus: (V.21b)

Imagine que você dá alguma coisa para alguém cuidar e fica o tempo todo em cima dessa pessoa cuidando, tanto do que você confiou a ela, quanto da responsabilidade dessa pessoa!?!? É como se você confiasse desconfiando. Muitas e muitas vezes agimos assim com Deus. Falamos que Lhe entregamos nossas vidas, mas na verdade continuamos cheios dos nossos cuidados terreais. Para que sejamos “alegres na esperança” precisamos confiar piamente na ação de Deus. Sem confiança não há alegria. É como um casamento: se não houver confiança entre os dois, nunca haverá alegria plena na vida do casal. O salmo que lemos diz que: “Confiamos no Santo Nome do Senhor” (V.21b); agora, será que temos confiado realmente no Senhor? Ou será que ainda não cremos que Deus tem o melhor para nós? A verdadeira confiança no Senhor nos traz segurança e fortalece a nossa esperança, pois estamos esperando no Criador do céu e da terra, no dono das nossas vidas.


4o) Aguardando pela misericórdia Divina: (V.22)

Geralmente temos a sensação que o relógio de Deus não é afinado com o nosso. Os dois não marcam o mesmo tempo, e esperar, se torna uma tarefa muito difícil. Vivemos na geração do “aqui e agora”. Queremos queimar o maior número de fases possíveis para chegarmos no objetivo final. É como se a gente sempre quisesse o elevador em vez da escada da vida. O salmista diz: Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de Ti esperamos.” (V.22) Você sabe o que significa misericórdia? É Deus colocando o seu coração na nossa miséria, ou seja, é Deus nos amando e nos respondendo sempre da melhor forma. Aguardar pela misericórdia do Senhor é saber que Deus, no melhor tempo, dará a melhor resposta, ou atenderá da melhor forma os nossos pedidos. Muitas vezes é diferente do que pedimos, mas sempre é melhor do que pedimos. A espera é uma escola que nos ensina a refletir e a crescer. Se não tivéssemos que esperar para nada, a vida seria muito chata e perderia muito do seu sentido. Esta última etapa, este último passo para manter a nossa esperança é também um passo de fé, pois se esperamos, é porque cremos que receberemos. Aguardar a misericórdia do Senhor é declarar que Deus tem o melhor para nós e que nós esperaremos por este melhor quanto tempo for necessário.


Conclusão:

Amado, eu não sei como anda o seu coração. Não sei se as situações da vida já fizeram você perder a esperança. Não sei se a tua casa, os teus pais, a tua grana, enfim as coisas que te cercam já não são motivos para te animar a esperar em Deus. Porém, eu tenho certeza de que Deus ainda tem o melhor guardado pra você. O primeiro milagre de Jesus narrado na Bíblia nos mostra que Ele sempre tem o melhor reservado para o nosso fim. O apóstolo Paulo afirma que: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1Co.2:9) Você precisa se entregar, se alegrar, confiar e esperar no Senhor; é só Ele que pode transformar a sua tristeza em uma esperança alegre e confiante. Que você possa abrir o seu coração por estes dias e permitir que Deus faça morada e aja em você, assim você será verdadeiramente “Alegre na Esperança”.

Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.

Rev. Alessandro Capelari.


CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos
Unión de Blogueiros Evangélicos
InforGospel