postheadericon Como Confiar em Deus em meio às crises.

Como confiar em Deus
em meio às crises


Uma das palavras mais ouvidas no nosso dia-a-dia é: CRISE. É crise política, social, na saúde, financeira, enfim, tem crise todo tipo e em todas as áreas. E no meio deste mar de crises que nos assolam surge um questionamento nos corações: Como devemos nos comportar no meio das crises? Davi escreve o Salmo 131 oferecendo-nos uma receita eficaz para situações de crise. Este salmo expressa uma confiança advinda de um profundo relacionamento de intimidade com Deus. Ele é praticamente um testemunho pessoal de Davi, que por várias vezes demonstrou esse nível e esse estilo de confiança no meio de momentos de sérias crises que enfrentou, como por exemplo, quando desafiou Golias, ou quando fugiu de Saul e abriu mão de vingar-se.
Assim veremos três atitudes que temos que cultivar em nossa vida para vencermos as crises, e a primeira delas é: Em meio às crises: Nada de Orgulho: Davi sabia muito bem que era pecador. Ele tinha em mente a exata dimensão de sua necessidade de Deus. Assim faz uma tripla negação de orgulho: Não é soberbo o meu Coração: declarando é que as suas intenções não são motivadas por um senso de dignidade e de merecimento. Não é altivo o meu Olhar: declarando ao Senhor a sua percepção de quem ele era. Ele era o pó e Deus Criador de todas as coisas. Davi quebra todo sentimento de presunção, de achar que é mais do que realmente é. Não ando a procura de grandes coisas: Davi quebra aqui toda jactância humana, toda vaidade, toda ostentação.
Depois, Davi nos ensina que, Em meio às crises: Nada de Ansiedade: quando enfrentamos momentos difíceis a nossa alma tende a reclamar, a murmurar, a lamentar e até mesmo a desfalecer. Davi trava uma batalha contra os seus sentimentos de ansiedade. Ele declara que fez calar e sossegar a sua alma. O salmista lança-se aos cuidados divinos tal qual criança nos braços da mãe. Davi sossegava a sua alma nos braços do Senhor.
Por fim aprendemos que, Em meio às crises: Nada de Desespero: O salmista expressa a nota mais alta encontrada por ele para encerrar este salmo nesta esperança imortal no Senhor. A esperança é o alento do cristão. (Salmo 121:1-2) A esperança cristã é a âncora da nossa alma. É a certeza de que é Deus quem nos fortalece, é Deus quem nos sustenta nas adversidades. Amados, devemos estar sempre cheios da Esperança que é fruto da fé que temos na ação poderosa de Deus sobre nós.

Rev. Alessandro Capelari.
CONHEÇA A PL 122.
NÃO À PL 122
IPB JD. ALVORADA
Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada
O CAMINHO DA VIDA
Programa O Caminho da Vida
IGREJA PRESBITERIANA
Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos
Unión de Blogueiros Evangélicos
InforGospel