Você é o visitante:

Obrigado pela visita

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon AS BÊNÇÃOS DE DEUS AO CRENTE FIEL (GN.15:1-7)


IPB Alvorada 11/10/09.

Tema: Esperança

As Bênçãos de Deus ao Crente fiel.



Texto Bíblico de:

Gênesis 15:1-7

1- Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. 2- Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer? 3- Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. 4- Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro. 5- Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. 6- E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça. 7- Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança.


Introdução:


  • A Bíblia relata inúmeras promessas que Deus fez ao seu povo, dentre elas encontra-se a feita a Abraão, que chegou a ser chamado amigo de Deus (Is.41:8: descendente de Abraão, meu amigo...), visto que andou nos Seus caminhos.
  • No texto introdutório desta mensagem, observa-se que Deus estabelece uma aliança com Abraão, prometendo tornar-lhe pai de muitas nações, além de dar a terra prometida à sua descendência.

Transição: Diante do que temos experimentado de Deus nestes últimos dias, podemos, associado a este texto, aprender algumas lições que nos enchem de conforto e esperança no Deus que age.

1o) As bênçãos de Deus vêm do alto, diretamente d’Ele:

(V.5: Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.)

  • Devemos sempre olhar para Deus tendo a consciência de que Ele está acima de nós. O nosso auxílio sempre vem do alto, no sentido de que somos acudidos por Alguém que nos é superior. (Sl.121:1-2: Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.)
  • Abraão foi grandemente abençoado por ter um relacionamento profundo com Deus. Ele compreendia a superioridade do Senhor sobre a sua vida e entendia a sua dependência de Deus em tudo.
  • Outro detalhe importante a ser observado para recebermos as bênçãos do alto é a necessidade de aprendermos a olhar da mesma forma como o Senhor vê. (Jo.4:35: Não dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa.)
  • Esta é a visão do futuro. É a visão da certeza da ação de Deus nas nossas vidas. É a visão que não está posta nas circunstâncias.
  • Alguns comentaristas dizem que Abraão já não contava apenas as estrelas, mas sim os filhos que Deus lhe prometera dar. E isso, por intermédio da fé que ele depositava nas promessas de Deus.

2o) As Bênçãos de Deus são para os que crêem:

(V.6: E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.)

  • Abraão é o nosso grande exemplo de fé. É conhecido como o pai da fé; e isso é mostrado em vários momentos em sua vida.
  • Mesmo com a esposa vacilante diante das impossibilidades de dar à luz já em idade avançada, Abraão não vacilou na sua fé. Conforme Rm.4:19-21: 19- e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; 20- contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus 21- e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer.
  • É muito importante termos em mente que Deus é verdadeiramente o Deus dos impossíveis, conforme Lucas 1:37: porque para Deus nada será impossível. E até mesmo a salvação é manifestada pela fé dos que a recebem (Ef.2:8: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus.)
  • Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb.11:6), e tudo é possível ao que crê (Mc.9:23). Nas situações mais difíceis de nossas vidas, temos que estar prontos para ouvir a suave voz do Senhor a nos dizer: “Não temas, crê somente.” (Mc.5:36)

3o) As Bênçãos de Deus são para toda a Eternidade:

(V.7: Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança.)

  • Observamos neste texto que o homem que ouviu a voz do Senhor, contou as estrelas dos céus, creu na ação miraculosa de Deus, também recebe a promessa de que o Senhor, além do que ele pediu, lhe dará bênção ainda maior. Deus fez com que a prole de Abraão herdasse a Canaã.
  • Amados para que as bênçãos do Senhor estejam sobre nossas vidas, basta que creiamos no Seu infinito poder e vivamos nos seus retos caminhos. (Nm.14:8: Se o Senhor se agradar de nós, então nos introduzirá nesta terra e no-la dará; terra que mana leite e mel.)
  • A Palavra de Deus nos garante que “... nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1Co.2:9) Esperamos ainda pela volta do Senhor Jesus em poder e grande Glória e pelo dia em que adentraremos à Canaã Celestial vestidos de branco e redimidos pelo precioso sangue do Cordeiro.

Conclusão:

  • Amados, que tenhamos dentro dos nossos corações a mesma fé que se encontrou no coração de Abraão. Fé esta que trouxe a existir coisas que ainda não existiam, fé plantada por Deus, capaz de justificar o injusto e de redimir o pecador.
  • Que venhamos, a cada dia mais, nos apegarmos ao Senhor, esperarmos nas Suas promessas e crermos que o nosso Deus tem o inimaginável aguardando por nós, amados Seus.
  • Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.

Rev. Alessandro Capelari.

CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos
Unión de Blogueiros Evangélicos
InforGospel