Você é o visitante:

Obrigado pela visita

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon O que é a Fé Salvadora? (Tiago 2:14-26)


IPB Alvorada 01/08/10.

Tema:


Texto Bíblico de:

Tiago 2:14-26

14- Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? 15- Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16- e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 17- Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. 18- Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 19- Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem. 20- Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? 21- Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? 22- Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23- e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. 24- Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. 25- De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? 26- Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.


Introdução:

Ilustração com a história do menino e a estrela do mar...

Como temos demonstrado a nossa fé?

Narração:

A carta de Tiago é uma das conhecidas como cartas gerais, juntamente com 1 e 2 Pedro, 1, 2 e 3 João e Judas ela não tem um endereçamento específico.

As cartas Paulinas, por exemplo, são direcionadas a contextos muito específicos, como no caso das Igrejas de Roma, Corinto, Galácia, Éfeso, Filipos, Colossos e Tessalônica; além das direcionadas ao jovem pastor Timóteo ao filho na fé, Tito e ao amigo e colaborador Fielmom.

Tiago é um escrito geral. Fruto de um contexto mais amplo do cristianismo. O autor é reconhecido como sendo irmão do Senhor Jesus. Tiago recebeu proeminência no cristianismo pela sua conduta reta, sua fidelidade à lei e constância na oração. Isso lhe rendeu o pseudônimo de “o justo”.

A grande preocupação de Tiago era com o aspecto prático da fé. Havia muitos cristãos que mantinham um tipo de fé que os projetava a um patamar superior sem, contudo, transformar suas vidas aqui. A ênfase de Tiago era na religião “pura e sem mácula”.

A grande questão de Tiago está exposta no verso 14: Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? A fé sem obras é morta pelo tipo de resultados que gera. Ela gera crentes presunçosos, jactanciosos, arrogantes, triunfalistas e alienados de todo tipo de dor e sofrimento.

Título: O que é a fé salvadora?

1o) É a fé que gera misericórdia: (Vv.15-16: 15- Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, 16- e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?)


Uma fé abençoadora, que transforma realidades. É a fé que gera transformação nos ambientes onde penetra.

Esta fé se preocupa com o outro. Entra no mundo do outro, sente as dores do outro, ajuda, estimula, apóia...

É a fé que coloca o coração na miséria alheia.

2o) É uma fé que gera obediência: (Vv.21-23: 21- Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? 22- Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou, 23- e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.)


A justificação de Abraão aqui se deu pela sua obediência obstinada à ordem do Senhor. Jesus nos diz que os seus amigos são os que fazem a sua vontade.

Abraão cria em Deus a ponto de ter a certeza de que o Senhor ressuscitaria seu filho, caso ele o sacrificasse.

3o) É uma fé que gera vida: (Vv.25-26: 25- De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? 26- Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.)


Ver a declaração de Raabe em Js.2:11: ... porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. As duas atitudes marcantes de Raabe ao crer foram:

1. Acolheu aos espias dando-lhes proteção.

2. Fez os espias partir por outro caminho dando-lhes cobertura.

Através destes atos de fé ela preservou a vida dos servos de Deus e, por conseguinte sua própria vida, pois creu no Deus de Israel.


Conclusão:

É importante que atentemos para o que nos diz os versos 17-19: 17- Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. 18- Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 19- Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.

Ter fé não é apenas fazer uma declaração com os lábios, nem tampouco acreditar em algo, seja ele verdadeiro ou não. Ter fé é ser movido pelas convicções que esta fé nos traz.

A fé salvadora que a Palavra nos afirma ser um dom de Deus não é advinda das obras do ser humano, mas redunda nelas para a glória do Senhor da Igreja.

Aplicação:

Amados, o verso 26 nos afirma que: ... assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. Precisamos meditar nesta grande verdade.

O que a fé que declaramos ter, tem gerado em nossas vidas? Quais são os diferenciais e os referenciais do nosso cristianismo?

Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.

Rev. Alessandro Capelari.

CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos
Unión de Blogueiros Evangélicos
InforGospel