Seguir por Email

Você é o visitante:

Obrigado pela visita
Ocorreu um erro neste gadget

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon Lições no Tanque de Betesda


01- Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém. 02- Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões. 03- Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos 04- [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse.] 05- Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. 06- Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? 07- Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. 08- Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. 09- Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.(João 5:1-9)

É maravilhoso quando conseguimos perceber a grandiosidade da Graça de Deus manifestada sobre nossas vidas. Muitas pessoas vivem atribuladas e entristecidas por imaginarem que o Senhor se esqueceu delas, ou por terem perdido a esperança de que Deus possa tocar em suas mazelas e curar suas feridas.
No Evangelho de João, dentre muitas belas narrativas, destaco uma onde Jesus, indo participar da Páscoa em Jerusalém, resolve se deter por algum tempo em um lugar, à porta da cidade, chamado Betesda. Betesda era um lugar não muito prazeroso de se visitar, era um lugar onde mendigos, doentes, paralíticos, cegos e coxos se ajuntavam à espera de uma cura. Um lugar de desespero onde muitos jaziam mortos, mesmo ainda tendo vida.
Nessa passagem de Jesus por Betesda Ele nos traz algumas lições importantes que podem nos ajudar a lidar com as nossas dificuldades e que podem curar nossas feridas. Logo de início, é importante que vejamos o nosso estado de saúde. Será que não estamos como aqueles moribundos de Betesda? À espera de um milagre fora da ação do Senhor? O homem a quem Jesus se achega estava ali há 38 anos esperando um certo anjo que movia águas. Jesus chega para aquele homem e mostra claramente que a cura que lhe era necessária não viria por um outro mover que não fosse o mover de Deus.
Jesus ainda nos ensina outra lição acerca da cura. Ele mostra que não é a nossa ação que pode mudar a nossa realidade espiritual, mas única e exclusivamente a sua graça que nos atinge em amor. Não foi o homem quem dirigiu a palavra a Jesus, antes, foi o próprio Mestre que falou a ele e lhe perguntou: “Queres ser curado?” Toda a ação de transformação e cura que ocorre nas nossas vidas é por conta da graça de Cristo que opera em nós. Por fim, Jesus nos ensina acerca do poder e da autoridade que há em sua Palavra. Jesus simplesmente diz àquele homem: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”. Ouvindo isso, imediatamente aquele homem levantou, pegou seus trapos e saiu de Betesda para uma nova vida.
Amados, estas lições são preciosas a nós também. Jesus passa hoje pelo lugar da nossa dificuldade e nos pergunta: “Queres ser curado?” Que possamos dizer sim ao desejo de cura do Senhor e que possamos experimentar da Graça que Jesus tem para nós. Que deixemos de lado nossos rancores, nossas indignações, raízes de amargura, falta de fé, pecado e tudo que possa causar nossa paralisia espiritual; que tomemos nosso leito, nos levantemos firmes no Senhor e andemos para a Vida Nova em Cristo Jesus.

Rev. Alessandro Capelari.

22 comentários:

José Junior disse...

Gostei dessa mensagem, mas gostaria de resaltar algo, é claro que a misericórdia do Senhor é tudo, mas não podemos pegar um texto isolado e ter ele como base pois é como se expressou, é claro que Deus não depende da nossa fé para operar milagres, mas sem fé é impossivel agradar-lhe, a a maioria dos milagres Jesus operou pela fé da pessoa, ou de outras que traziam até Jesus isso quer dizer que nossa fé chama a atenção de Jesus e a sua misericórdia nos alcança...pense nisso e tenha fé para acrescentar aos outros como os discipulos pediram a Jesus acrescenta-nos fé..

Pr.João Paulo disse...

Queridos creio que suprema é a graça do Senhor sobre nossas vidas, mas não podemos nos esquecer do que Jesus nos ensinou quando falava a respeito do vizinho importuno, enquanto não recebeu o que desejava não cessou de importunar seu vizinho.
Como tambem não podemos nos esquecer do Cego de Jericó que mesmo sendo repreendido pela multidão reconheceu o messias e clamou até obter sua benção.Portanto creio que a misericordia do Senhor é a causa de não sermos consumido, mas precisandos fazer nossa parte se preciso for retiramos a pedra do sepucro pois o possivel fazemos e o mais Ele o Deus do impossivel operará.
Deus os abençoe !
Pr.João Paulo

Ariana disse...

As vezes colocamos nossas sperança em lugar errado foi o que acontecu com aquele Jesus trouxe a ele a verdadira esperança que o cura.
Muito bom seu comentário paz e graça nos todos.

Meu link se você quiser visitar:http://pregaija.blogspot.com/

irmão disse...

Lourival.Gostei do comentário, mais fico analisando este texto que fala da cura deste paralítico, pois a biblia não fala de nenhum anjo curador novo Nestamento, com exeção deste texto, e mais, este texto esta em João 5 isto significa que Jesus já estava na terra, sendo assim as curas e milagres eram feitas por ele ou em nome dele e não por anjo aLgum. Antes de Jesus vir ao mundo as curas eram feitas por Deus ou por seus servos, quando Jesus veio ele curava pessoalmente ou usava seos servos, quando Jesus foi para o céu ele enviou o seu Espírito para curar e usar seus servos, não encontramos na Bíblia anjo curando ninguem no Nt. Deus abençoe.

Nelson disse...

Boa reflexão, porém percebo que a perseverança daquele homem foi muito importante, a partir daí ele foi alcançado por Jesus,e o interessante também é que tamanha foi sua alegria ao ficar curado que ao menos agradeceu e nem sequer quiz saber quem o curara, é importante ficarmos atentos e sempre agradecer A Deus por tudo.

Anônimo disse...

samos salvos por cristo e pela graça que nos foi dada ,concordo com seu comentario pois quando no momento dificio q perdemos a visao deus noas resgata pela sua graça!!!!!!!!

Anônimo disse...

Querido, Jesus tinha milhões de formas de operar milagres, de demonstrar o seu amor ao perdido e mostrar ao homem seu poder enquanto filho do Deus Altissimo. O que aconteceu nessa passagem foi que Jesus queia demonstrar para aquele homem e para todos os que estavam presentes que seu poder também é operante juntamente com sua vontade soberana.Isso não anula o fato de que a nossa ação possa transformar nossa realidade espiritual não.
Acontece que Jesus naquele momento e considerando o quadro daquele homem e todo contexto socio-cultural da epoca, Jesus resolveu realizar um mover soberano para que todos o reconhecessem como o VERDADEIRO MESSIAS.
GRATA
iva.fiel@hotmil.com

evangelica disse...

gostei, pude ate mesmo tirar liçao para minha vida .

Anônimo disse...

a palavra do senhor dura para sempre.

Anônimo disse...

RESUMINDO ... IDE PREGAI O EVANGELHO A TODA A CRIATURA, AQUELE QUE CRER SERA SALVO, O QUE NÃO CRÊ...SERA CONDENADO, GRAÇA E PAZ.

Donizete disse...

Caros irmãos.
Algumas versões da Bíblia colocam colchetes na parte do versículo que diz que o anjo agitava a água naquele tanque. O que indica que o texto não é encontrado nos manuscritos originais mais antigos, ou porque o fato em si não passava de uma crendice popular judaica daquela época. Não se discute o milagre de Jesus em si, uma sim da necessidade de não interpretar o texto de forma literal.

Anônimo disse...

ora,o que significa "betesda"?CASA DA MISERICORDIA.Naquela época Israel havia pecado tanto contra O SENHOR,que Deus os entregou ao jugo do Império romano;No capítolo 28 de dt encontramos as promessas de bençãos e maldições,e uma das maldições prometidas por Deus foi que:"O SENHOR te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e nas pernas,de que não possas sara,desde de as pantas dos pés até ao alto da cabeça".Como vemos´, oque estava acontecendo com Israel era fruto de seus pecados(reconheço que há exceções);Então Deus que é riquíssimo em misericórdia preparou aquele tanque (CASA DA MISERICÓRDIA)PARA QUE ATRAVÉS DELE ALGUNS FOSSEM SARADOS.COM A CURA DAQUELE HOMEM Jesus queria dizer (dentre tantas outras coisas)que eles não mais dependeriam daquele tanque,mas do Senhor.Deus seja louvado!

José Leiva disse...

O maior milagre, esta nas palavras de Jesus no vs.14 o homem que vorá curado estava no templo, e Jesus o ensina a não voltar a ser um doente, Pense nisso!..
Se morrermos vitima de doenças físicas certamente isso não nos impedira de chegarmos ao céu, mais se for pecado, o se torna uma doença na alma, sucedera coisa muito pior na eternidade.

julio reis disse...

julio dos reis! PAZ de nosso senhor e sauvador seja com todos.è tremenda esta mensagem.não digo passagem por que na biblia escrito està. passarà
o cèus e a terra mais à minha palavra jamais passarà.sendo assim ainda que por mais que antiga seja està historìa dara força pra muintas pessoas que aguardão por um milagre na sua vida!amados esta historia relata sobe maldição e benção! provèrbio cap 28 Deus diz a todos que obdeserem aos meus mandamentos benditos sereis aos que me aborrecerem mauditos seras.nasce uma criança condenada simplesmente pelo pecado de sua familia jazia 38 anos enfermo no tanque! segundo os teologos toda criança com maldição de doenças ficaria a poder de seus pais atè 6 anos de idade depois seriaõ postas no tanque pelos sarcedotes.cauculem com migo 38 anos no tanque mais 6 em casa 42 anos sofrendo! atè que o milagre chegace em sua vida eu n]ao sei a quanto tempo vc esta esperando o milagre mais posso a firma quando vc menos esperar o milagre vai acontecer Amem.....

Anônimo disse...

A final de contas as aguas erâo ou não movimentadas por um anjo, ou era apenas mais uma crença pagã?Ou seja a agua se movimentada devido a uma ação de alguma fonte ou mina d`agua que havia naquele lugar

sueli sapezal disse...

tive uma interpretação diferente ; onde estava a familia dele ? sera que não tinha pai ou mãe que poderia ajuda-lo. e nois quantas veses sofremos calados e nem mesmo o nossos pais sabem só Deus pode nos ajudar nesses momentos difíceis.

Anônimo disse...

obrigado por esta palavra e que o nosso senhor continue te usando

PR.ADILSON MACHRY disse...

A PAZ DO SENHOR.E MUITO LINDO O QUE APRENDEMOS COM JESUS PRIMEIRO PELO MEIO QUE ELE OPERAVA OS MILAGRES ELE NUNCA MOSTROU QUE SEU PODER ERA LIMITADO ESTE PARALITICO ESTAVA 38 ANOS SEM PARTICIPAR DE UMA FESTA SEMPRE SABIA ESTÃO EM FESTA MAS PARA ELE ERA A TRISTE HISTORIA DE UM HOMEM VIVENDO A SUA DOR O SEU JUGO MAS QUANDO ALGUÉM ESTA SEM FORÇA DE IR ATE JESUS ELE E ESPERANÇA DO NESSE CITADO ELE ESTA EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO ESSA E A MULTIFORME GRAÇA DE DEUS QUE NÃO TEM LIMITES MAS TEM MILAGRES VOCE PODE SER O ALVO DESSE MILAGRE NÃO DEIXE JESUS PASSAR TOQUE NELE.

Anônimo disse...

BOA MENSAGEM. PODEMOS TIRAR VARIAS LIÇOES DESTE TEXTO.
Dc. CLAUDOMIRO

Anônimo disse...

Deus e fiel

neuza disse...

Oceano comenta...tirando dúvidas!notem que a bíblia nos informa que um anjo descia(vinha do alto),agitava a água do tanque."ele não curava as pessoas,mas elas mesmas entendia que ele era enviado por Deus".interpretando desta forma a água não se movia naturalmente.

jackson alves de lima disse...

Betesda representa a lei, o homem precisava das obras ou seja esforço próprio para alcançar o favor de DEUS ao mesmo tempo que precisava da intermediação do sacerdote para prestar sacrificios por suas transgressões, os cinco alpendres representam a torá. de tempos DEUS levantava um profeta que fazia as nações se moverem em direção ao DEUS de israel embora não resultasse isto em salvação de muitos pois era dificil cumprir toda a lei, mas naquele momento aquele homem assim como nós, teve um encontro com a misericordia e a graça de DEUS, e pode agora caminhar em direção ao projeto do PAI que é a vida eterna em sua presença, ja não mais por obras, nem por intermedio de homens, mas pelo precioso sangue do CORDEIRO que nos justificou definitivamente.

CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos