Você é o visitante:

Obrigado pela visita

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

postheadericon As Bênçãos de Deus em Cristo Jesus (Efésios 1:3-14)


IPB Alvorada 24/10/10.

Tema: Segurança em Cristo

Texto Bíblico de:

Efésios 1:3-14

3- Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4- assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5- nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6- para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7- no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8- que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, 9- desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10- de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; 11- nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12- a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13- em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14- o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Introdução:

Todos precisamos de segurança para não vivermos a vida como desesperados à procura de bênçãos. Muitos hoje vivem apavorados nas Igrejas não apenas porque querem bênçãos de Deus, mas porque não conseguem sentir a paz de Deus nos momentos mais complicados da sua vida. Daí a grande mudança de igreja que vemos hoje. Uma vez que os anseios da alma não são satisfeitos em uma determinada Igreja, a pessoa já migra para outra Igreja. Muitos colocam sua segurança em denominações, em pastores, em orações de certas pessoas, em situações específicas e tudo isso falha quando a nossa segurança não está em Deus.

O texto lido é uma doxologia que narra ação de Deus em nosso favor, e isso em expressão de adoração para honrá-lo. A Palavra nos mostra que não precisamos correr desesperadamente atrás de bênçãos porque, em Cristo Jesus, já fomos ricamente abençoados por Deus. (V.3: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,...)

O texto mostra claramente as bênçãos Eternas manifestadas pela Trindade Santa:

1. O Pai (V.3);

2. O Filho (Vv.4-13ª);

3. O Espírito Santo (Vv.13b-14).

Assim nós devemos viver um viver mais solícito, mais tranqüilo, menos afobado, mais sossegado e cheio de paz no coração, pois, não importa quais circunstâncias sobrevenham às nossas vidas, nós já somos abençoados.

Título:

As bênçãos de Deus em Cristo Jesus

I) Eleição: (V.4: ... assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele;...)

Escolheu-nos para a salvação independente dos nossos méritos... A escolha de Deus foi antes da fundação do mundo e isso vem do seu caráter divino. Escolheu-nos para sermos santos e irrepreensíveis.

Saber que fomos escolhidos pelo Senhor nos dá a segurança de compreender que Deus nos escolheu não pelo que fazemos ou por quem somos, mas por que Ele decidiu nos amar e isso é imutável.

II) Predestinação: (Vv.5-6: ...e em amor 5- nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6- para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,...)

A escolha de Deus tem um propósito definido, Ele nos predestinou para sermos seus filhos em Cristo Jesus. O amor é a motivação de Deus para nos predestinar.

Fomos predestinados para sermos:

1. Filhos adotados em Cristo;

2. Como filhos, temos a certeza da Vida no Pai;

3. Para o louvor da Glória da graça de Deus;

Para vivermos para o louvor da sua glória. (V.12) A predestinação nos mostra o alvo de deus para nós. Nos coloca o céu como alvo, como porto de chegada.

Saber que fomos predestinados pelo Senhor nos dá a segurança de compreender que Deus é o dono da nossa história e o seu amor nos conduzirá intactos até o fim que Ele já preparou pra nós.

III) Redenção: (Vv.7-8: 7- no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8- que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência,...)

A redenção tem a ver com o perdão dos nossos pecados. A Bíblia nos afirma que em Cristo nós fomos redimidos, reconciliados, em Cristo temos paz com Deus. Fomos comprados a preço de cruz. Cristo derramou seu sangue para nos livrar dos nossos pecados. Nos libertou da escravidão e do cativeiro do pecado.

Agora temos a opção de não pecar, pois Cristo nos libertou da escravidão. E ainda que pequemos, temos um advogado junto ao Pai, Cristo Jesus...

Saber que fomos redimidos pelo Senhor nos dá a segurança de compreender que o pecado já não mais tem domínio sobre nós e que a morte que nos estava proposta pelo pecado foi vencida pela ressurreição que agora temos em Cristo Jesus.

IV) Herança: (V.11: ... no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,...)

Herança é o legado que os pais deixam a seus filhos, seja ele genético, cultural, social, educacional ou monetário. Uma vez que somos feitos herança de Deus, temos a promessa de Deus sobre a nossa vida. Tornamo-nos herdeiros de Deus e co-herdeiros em Cristo. Ver 3:6.

A Palavra nos mostra o que herdamos: a salvação, a graça, a misericórdia, a vida eterna no céu com Cristo. Ver a parábola dos trabalhadores que foram chamados ao trabalho em três períodos diferentes.

Saber que fomos feitos herdeiros de Deus nos dá a segurança de compreender que a salvação que Cristo conquistou na cruz do calvário nos pertence por herança por intermédio da fé no Amado.

V) Selo: (Vv.13-14: ... no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,...)

Amados, isso é tremendo. O escritor Oswald Chambers nos diz que “Deus não apenas quer que sejamos salvos em Cristo, mas Ele nos garante essa salvação colocando em nós o seu Espírito Santo.”

É como uma marca indelével feita pelo anel de um rei. O Espírito Santo é uma marca interior que distingue o povo de Deus como propriedade sua. O Espírito Santo é a promessa do Pai que é derramado sobre nossas vidas garantindo que toda a obra salvífica de Cristo seja aplicada aos nossos corações (Lc.24:49; Ez.36:26-27; Jl.2:28)

A marca desse selo é o florescer do FRUTO DO ESPÍRITO em nós que vai amadurecendo e formando o nosso novo caráter cristão.

Saber que fomos selados pelo Espírito do Senhor nos dá a segurança de saber que o propósito de Deus para minha vida irá se cumprir independente de mim mesmo.

Conclusão:

Amados, a Palavra do Senhor nos dá completa segurança de que já somos ricamente abençoados em Cristo Jesus:

1. Fomos eleitos em Cristo;

2. Predestinados em amor;

3. Redimidos pelo sacrifício na cruz;

4. Nos tornamos herdeiros da promessa;

5. E fomos selados pelo Espírito Santo.

Isso nos dá segurança. A ação maravilhosa do Deus Trino em nós nos dá segurança. Não importa quais circunstâncias nos cerquem somos de Deus, não importa quais adversidades enfrentemos somos de Deus, não importa se os nossos sentimentos nos traiam somos de Deus, não importa sequer que venhamos a perder essa vida terrena que temos, somos e sempre seremos de Deus, pois como nos afirma a Palavra em Romanos 8:28-30:

28- Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29- Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30- E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.


Rev. Alessandro Capelari.

0 comentários:

CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos
Unión de Blogueiros Evangélicos
InforGospel