Você é o visitante:

Obrigado pela visita

Seguidores

NEOBLOGGER. Tecnologia do Blogger.

IPB Alvorada 10/10/10.

Tema: Cristologia

Texto Bíblico de:

João 14:1-15

1- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2- Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3- E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. 4- E vós sabeis o caminho para onde eu vou. 5- Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? 6- Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. 7- Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. 8- Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9- Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10- Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. 11- Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. 12- Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai. 13- E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14- Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 15- Se me amais, guardareis os meus mandamentos.


Introdução:

Vivemos num mundo pós-moderno onde cada pessoa arroga para si ser dona da sua própria verdade. Isso até dentro da Igreja. Por mais que nós preguemos, estudemos e falemos acerca da Verdade da fé, ainda encontramos muitos que relativizam esta Verdade. Mas qual é a verdadeira Verdade que liberta vidas e transforma corações? Qual o caminho de acesso aos céus com o Pai? O que é ter vida abundante?

O texto lido está inserido num trecho onde Jesus explica para os seus discípulos de uma forma mais específica quem Ele é e qual é a sua missão. Jesus está consolando seus discípulos com respeito ao fato de Ele deixá-los e ir para o Pai. (Vv.1-3: 1- Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2- Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. 3- E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.)

Ele ainda mostra a eles que a vida cristã é uma viagem com destino ao céu e que Ele, o próprio Cristo é o único caminho pelo qual a chegada no destino é possível. Jesus está indo para o Pai e os discípulos deveriam compreender que Ele era o próprio caminho. (V.4: E vós sabeis o caminho para onde eu vou.)

Tomé, contudo, demonstra que ainda não sabia o caminho a seguir (V.5: Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?) Diante desta pergunta de Tomé, podemos avaliar os nossos conceitos acerca de Jesus. Será que mesmo tendo vivido tantos anos de cristianismo nós ainda não estamos como este discípulo, sem saber o que Jesus realmente propõe pela sua vida?

Título:

Jesus: Caminho, Verdade & Vida

1) Jesus é o Caminho:


Os discípulos estavam com Jesus já por três anos e ainda não haviam compreendido quem era realmente o Mestre. A pergunta de Tomé revelou essa dura realidade. Assim Jesus lhes explica que Ele é o único caminho para a Salvação a ser apreendido pela autonegação (Mt.16:24; Mc.8:34; Lc.9:23). Jesus propõe a vida substituída.

O salmista nos diz no Salmo 86:11: Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade... Ainda em Filipenses 2:5-8 nós lemos: 5- Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6- pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7- antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8- a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Esse é o caminho proposto por Jesus, o caminho do perdão, do desprendimento, da humildade, da misericórdia, da graça... Não é um caminho fácil, mas é um caminho prazeroso, conforme nos mostra o Salmo 16:11: Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

Esse é o caminho da cruz que dá acesso ao pecador arrependido pela expiação do sacrifício conforme nos afirma a Palavra em Hebreus 10:19-22: 19- Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20- pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21- e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22- aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

Ainda o sábio Salomão declara em Provérbios 15:24: Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo. Na Igreja Primitiva, o cristianismo às vezes era chamado “o Caminho”. (At.9:2; 19:9,23) Jesus não era um mero caminho entre muitos, mas o único caminho. Jesus é esse único caminho que nos leva para o céu. O caminho da VERDADE.

2) Jesus é a Verdade:


No próprio Evangelho de João nos é dito: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32) Essa Verdade não é apenas aquilo que está de acordo com a realidade vigente, ela vai muito além abrangendo aquilo que é completo e perfeito, em contraste com as coisas que começam e ficam incompletas.

Jesus é a Verdade do Verbo de Deus encarnado (João 1:1), a Verdade da Palavra santificadora do Pai: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17:17) Jesus é a Verdade da Nova Aliança, A Verdade de Deus, da Palavra revelada desde a fundação do mundo. É uma verdade que diverge das coisas que vemos mesmo essas coisas sendo reais. (Por exemplo: a corrida desenfreada pelo sucesso, pela fama, pelas riquezas e pela estabilidade é uma realidade humana, vemos isso por todos os lados, mas isso não manifesta a VERDADE de Deus para nós.)

A Verdade de Cristo é dissonante da verdade do mundo, pois o mundo nos afirma que vários, e em casos extremos até todos os caminhos levam a Deus, contudo a verdade de Cristo nos diz que: E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. (Atos 4:12)

Essa é a verdade em que a Igreja de Cristo crê e a qual esta Igreja prega. A verdade que somos pecadores, que precisamos de arrependimento, e acima de tudo, precisamos da Salvação que há somente em Cristo. A verdade de que Jesus é o próprio Deus encarnado e que não há salvação fora d’Ele, dos seus ensinos, seu testemunho, sua obra e sua cruz.

Ver 1 Coríntios 1:30: Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção... Jesus não era apenas mais uma das muitas “verdades” críveis pelos homens, mas a única e verdadeira VERDADE ETERNA DE DEUS. Jesus é essa única verdade que nos liberta. A Verdade que gera VIDA.

3) Jesus é a Vida:


O próprio Jesus afirmou que: O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (João 10:10) Essa vida não é apenas a que se refere à existência das pessoas (BIOS), mas uma plenitude de vida em perfeita realização com o propósito de Deus (ZWE). Em João 1:4 lemos: A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. No entanto Felipe, como muitos nos dias de hoje, ainda não tinha reconhecido o Pai em Jesus. (V.8: Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.) Não sabendo o que é a verdadeira vida.

A Bíblia nos afirma em João 3:16: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. E mais, em João 17:3 que: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

A Vida proposta por Jesus é a vida advinda da ressurreição dos mortos, que nos leva a pensar e viver nessa terra como cidadãos dos céus, que buscam as coisas lá do alto. (Colossenses 3:1-4: 1- Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2- Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3- porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4- Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.)

Jesus é a nossa vida, conforme nos diz João 11:25: Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá... O próprio Evangelista João ainda afirma em uma de suas cartas pastorais que: Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. (1 João 5:12)

Conclusão:

Amados, o verso 6 termina com a afirmação de Jesus: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” E essa é uma afirmação poderosa do caráter exclusivo de Cristo como o caminho para a salvação. Propor e afirmar outros caminhos, outra verdade, e outro estilo de vida é iludir as pessoas e desfazer a necessidade da encarnação e redenção de Jesus.

Aplicação:

Jesus nos afirma:

Que é o CAMINHO: Nos mostrando que devemos caminhar pela estrada que Ele nos propõe pela sua morte e ressurreição.

Que é a VERDADE: Esta afirmação nos mostra que não há salvação em nenhum outro que não seja única e exclusivamente Cristo Jesus.

Que é a VIDA: A plenitude de alegria e gozo que está proposta pelo Pai para que nós vivamos aqui e na eternidade.

Que possamos ter essa palavra Bíblica bem guardada nos nossos corações: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6)

Em Cristo Jesus. A quem seja toda a Glória, Honra e Louvor por toda a eternidade. Amém.

Rev. Alessandro Capelari.

0 comentários:

CONHEÇA A PL 122.

NÃO À PL 122

IPB JD. ALVORADA

Igreja Presbiteriana do Jardim Alvorada

O CAMINHO DA VIDA

Programa O Caminho da Vida

IGREJA PRESBITERIANA

Igreja Presbiteriana do Brasil - 150 anos
Unión de Blogueiros Evangélicos
InforGospel